Consciente dos três pilares que constituem a sustentabilidade – Econômico, Ambiental e Social-, a DASA abraçou esta causa e se propôs a trabalhar pelo bem-estar de seus pacientes, colaboradores, fornecedores e comunidade, gerando o menor impacto ambiental possível.

Responsabilidade Ambiental

A preocupação com o meio ambiente existe dentro da DASA de forma padronizada desde 2005, quando a empresa se reestruturou para a conquista da norma NBR ISO 14001.

Para garantir que todas as regras sejam cumpridas, a companhia contratou uma consultoria que, mensalmente, envia as legislações referentes ao meio-ambiente que foram promulgadas, modificadas ou revogadas. Depois de implantadas, as ações são monitoradas para que sejam avaliadas sua eficácia.

Os programas de controle ambientais implantados e mantidos pelas equipes de Meio Ambiente são:

  • Gerenciamento e descarte apropriado de resíduos;
  • Monitoramento de ruído;
  • Controle de emissão de fumaça preta;
  • Monitoramento de efluentes das áreas técnicas;
  • Coleta seletiva;
  • Redução do uso de CFC e combustíveis fósseis;
  • Redução do consumo de energia elétrica e água;
  • Licenciamento para corte e poda de árvores;
  • Planejamento da infraestrutura nos sites.

Além disso, internamente, a DASA realiza coleta seletiva de seus resíduos comuns, desenvolvendo campanhas para o consumo consciente e a preservação ou recuperação do meio ambiente.

Desenvolvimento Social

A megaunidade Delboni Auriemo Luiz Dumont Villares, localizada no bairro de Santana, zona norte de São Paulo, é o primeiro empreendimento de São Paulo e o segundo do Brasil a receber a certificação internacional LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) na categoria LEED-NC, concedida pela United States Green Building Council, Organização Não Governamental (ONG) americana voltada ao desenvolvimento do mercado industrial, que estuda o impacto ambiental da construção e operação das edificações, e que no Brasil é representada pelo Green Building Council Brasil.

Inaugurada em março de 2008, a megaunidade Luiz Dumont Villares é o primeiro laboratório de Medicina Diagnóstica sustentável do país. Idealizado com conceitos ambientalmente corretos, o empreendimento utiliza materiais reciclados e certificados e madeiras vindas de regiões reflorestadas, além de implantar programas para redução do consumo de água, energia, promoção da biodiversidade com espécies nativas e reciclagem de lixo. A iniciativa do Delboni Auriemo contribui para estimular o crescimento da construção civil sustentável no País e comprova a aplicabilidade dessa ferramenta no mercado brasileiro.